Uma das perguntas que mais me fazem é a seguinte: Qual a diferença entre REFEED DAYS e CHEAT MEAL DAYS e qual a melhor estratégia?
Pessoalmente defendo que a melhor estratégia para quem está em dieta há já algum tempo, e pretende continuar a perder gordura de forma eficaz, não comprometendo os resultos até então alcançados é sem dúvida os REFEED DAY e é sobre as vantagens e deste que vou falar.
As CHEAT MEAL ou REFEIÇÕES LIVRE (não sou apologista de CHEAT DAYS), têm o seu papel por exemplo num festejo de uma data ou momento especial de um casal. Quando comer algo diferente e há tanto tempo desejado é importante e reforça laços, sem dúvida que é algo mais ligado à dimensão social da vida e mental do individuo do que propriamente a resultados puros. Nem todos nós somos atletas e queremos resultados máximos, ou estamos dispostos a sacrificar outros lados da vida.
-
- Refeed day ao contrário do que possas pensar continua a ser uma excelente oportunidade para fazeres um “break” na dieta e poderes consumir diversos alimentos há muito desejados em quantidades mais generosas. Soma uma generosa porção de arroz ou esparguete com uma boa fonte de proteína a teu gosto, numa confeção criativa e obténs uma excelente e saborosa refeição.
- O objectivo de um refeed é fornecer hidratos de carbono a um corpo que em consequência de uma dieta se viu privado deles durante algum tempo tempo e necessita de repor de glicogénio, cessar a perda de massa muscular e normalizar o seu metabolismo. Todos estes fins não atingidos com CHEAT MEALS onde em regra se ingerem quantidades enormes de gordura que em pouco ou nada vão contibuir para o acima referido, e promoverão o aumento de tecido adiposo.
Como fazer eficazmente um Refeed?
-
- Efetua o teu Refeed Day num dia em que não treines.
- Estabelece como base do teu aporte calórico, as tuas calorias de manutenção ou ligeiramente acima.
- Limita o consumo de açucar, fruta e gordura.
- Opta por consumir hidratos de carbono complexos, podendo nas primeiras refeições do dia ingerir fontes de indice glicémico mais elevado.
- Nestes dias ingere menor quantidade de vegetais, eles diminuem a velocidade absorção dos teus hidratos de carbono.
- Mantém uma adequada ingestão proteica.
- Efetua pequenas refeições a cada 2-3h.
- Opcionalmente podes utilizar suplementos como Omega 3, Ácido Alfa Lipoico ou Crómio para maior sensibilidade à insulina.
Se mesmo assim a tua escolha for sobre efetuar uma refeição livre, deixo igualmente aqui algumas das regras que deves seguir.
1. Não comas em casa. Mais fácilmente controlas a quantidade de comida que vais ingerir num restaurante.
2. Guarda a refeição livre para o jantar, de forma a reduzires a probabilidade de efetuares um DIA LIVRE e não uma REFEIÇÃO LIVRE.
3. Não vás a restaurantes com conceito de Buffet, All you can Eat, etc…
4. Tenta comer sempre algo nutritivo como uma porção de carne ou peixe, vegetais e depois sim avança para alimentos “proibidos”
5. Limita a tua refeição a 1h de duração.
6. Evita a balança no dia seguinte 🤣