Off-Season

Depois da minha última prova, decidi entrar numa fase de treino e de dieta vulgarmente conhecida como Off-Season.

Esta fase nada mais é que uma oportunidade para melhorar o nosso físico, algo que não é possível quando estamos numa fase de preparação e em restrição calórica. É então um período em que ao contrário do anterior, criamos um excedente calórico na nossa dieta e procuramos descansar mais o nosso corpo de forma a criar um ambiente propício ao ganho de massa muscular.

Onde é que geralmente ocorrem as falhas?

INGESTÃO INSUFICIENTE DE KCAL

Embora socialmente seja mais aceite e gratificante um corpo com baixa % de massa gorda e esteticamente a maioria de nós prefira ver-nos dessa forma, é importante aceitar que para melhorar precisamos de ingerir mais kcal e que naturalmente a nossa percentagem de massa gorda irá subir UM POUCO.
Continuarmos em restrição calórica eternamente não vai conduzir a ganhos e muitas das vezes apenas vamos deteriorar um corpo cansado de uma fase bastante exigente como é a preparação de uma prova ou mesmo ou simples dieta de Verão para melhoria da composição corporal.

EXCESSO DE JUNK FOOD

No lado oposto, existe o atleta ou a pessoa que mal atinge os seus objectivos vai a correr para o seu restaurante preferido e come como se não houvesse amanhã… Eternizando nos dias, semanas e meses seguintes este comportamento e servindo-se da desculpa da fase Off para o fazer.
Se por um lado não existe qualquer problema em festejarmos as nossas conquistas com amigos e familiares, em quebrarmos a rotina de vez em quando e entrarmos numa fase mais flexível, o mesmo não se passa com no nosso dia-a – dia quando fazemos escolhas pobres de alimentos para atingir as nossas kcal.
O objectivo desta fase é ganhar massa magra com o mínimo de massa gorda. Se não fizermos as escolhas alimentares corretas com alimentos ricos do ponto de vista nutricional vamos potenciar apenas os ganhos de gordura e sabotar os nossos ganhos de massa muscular.

ELIMINAR ACTIVIDADE CARDIOVASCULAR

Eliminar por completo o teu treino cardiovascular é um erro. Nesta fase, ele irá servir para manter o teu apetite bem como dar-te a resistência necessária para os teus treinos intensos.
3-4 vezes por semana, períodos de 20-30min de baixa-média intensidade será suficiente e não comprometerá os teus ganhos.

DESCANSO INSUFICIENTE

Quando fores ao ginásio treina intenso e dá sem dúvida tudo de ti naquele treino, mas posteriormente deixa o teu corpo descansar e recuperar desse estímulo.
Muitos atletas, mesmo os mais avançados, têm dificuldade em manter-se afastados do ginásio, mas isso é algo mais emocional do que racional.
Aproveita o teu tempo fora para fazer tudo aquilo que em fases mais exigentes não conseguirás fazer por falta tempo e por vezes mesmo de energia.

BALANÇA / EGO

Quantos de vocês já não presenciaram aquele atleta dizer CHEGUEI AOS 100KG…Controla o teu progresso no espelho e afasta-te da balança.
Se semana após semana tiveres ganhos consideráveis de peso, lamento informar-te mas eles não serão na sua maioria de massa magra mas sim massa gorda pois não é possível ao nosso corpo tais ganhos em tão curto espaço de tempo.

NÃO ESTABELECER METAS

Off-Season é uma fase importante de reflexão e de estabelecer metas em concreto e trabalhar focado nelas. Se tal não acontecer a probabilidade de estagnares os teus ganhos é alta.

FALTA DE MOTIVAÇÃO

Todos nós numa fase inicial damos tudo nos treinos, na cozinha a elaborar e organizar as nossas refeições, etc. O que acontece muitas vezes é que esta motivação vai-se diluindo ao longo do tempo e acabamos por falhar esta janela de oportunidade incrível. Como muitas das vezes digo, o auto aperfeiçoamento no culturismo é uma maratona e não uma corrida de 100m.

 

Mantém-te focado e sê persistente e paciente, no final os resultados irão premiar-te.

 

 

 

Add Your Comment

Translate »