Quando construímos uma dieta, das primeiras coisas que podemos fazer é calcular o aporte calórico, ou seja, a quantidade total de kcal que a pessoa necessita de ingerir. Independentemente do objetivo, perder, ganhar ou manter o peso corporal, é importante ter em conta este valor como referência inicial, muito embora ele por si mesmo seja insuficiente.
Para além da quantidade é igualmente importante racionar o nosso bolo total de kcal, fazendo então a distribuição das mesmas pelos três macronutrientes, Hidratos Carbono, Proteína e Gordura.
Então elaborar uma dieta nada mais é que quantificar e racionar?! Não.
Se para além dos teus objectivos procuras igualmente a promoção da tua saúde, deves ter a preocupação de seleccionar os alimentos que vais ingerir para bater os teus macros. O teu corpo necessita igualmente de Micronutrientes (vitaminas e minerais) que são essenciais para o teu bem estar e saúde. A título de exemplo entre muitas outras funções, eles estão envolvidos em diversos processos metabólicos relacionados com a produção e armazenamento de energia.
Muitos de vocês neste momento pensam assim ᴇᴜ ᴛᴏᴍᴏ ᴠɪᴛᴀᴍɪɴᴀs
Pessoalmente acredito que devemos obter o que necessitamos através de fontes naturais e não a forma de um comprimido artificial e mágico all in one para tudo e todos, proveniente de origens duvidosas e com valores muitas vezes muito elevados.
Como podemos então assegurar o aporte desses micronutrientes de uma forma realista e prática?
1️⃣Diversifica as tuas fontes proteína ao longo do dia.
2️⃣Adiciona cor ao teu prato (vermelho, verde, laranja, amarelo). Não excluas o sal.
3️⃣Diversifica a fruta que ingeres.
4️⃣Ingere cereais integrais como Aveia, arroz integral, trigo, bulgur…
5️⃣Não te esquecas do grão como as ervilhas, feijão, quinoa, grão de bico…
6️⃣Facilita absorção dos mesmos com a quantidade necessária de uma fonte gordura saudável como azeite, abacate ou frutos secos.