DESCANSO
COMO É QUE TU DESCANSAS E RECUPERAS?

Todos os tipos de treino colocam o corpo sob stress fisiológico. Incorporar descanso e recuperação irá fazer com que o corpo de adapte e lide com esse stress. Como resultado, o corpo torna-se mais apto, mais forte e mais saudável, permitindo assim que dês um salto para o próximo nível.

Hoje trago 4 dicas de recuperação:

1. Adicionar dias e semanas de descanso

Os dias de descanso ajudam a limitar a fadiga, permitindo que te sintas renovado e dês mais de ti em cada sessão de treino. Inclui uma semana de treino “reduzido” em volume (número de sessões), uma vez a cada 4-6 semanas, para permitir que o teu corpo e mente recuperem do stress contínuo provocado pelo treino regular.

2. Dormir

O momento mais importante para o teu corpo descansar e recuperar é enquanto dormes. Se não nos permitirmos um tempo de sono adequado, reduzimos a nossa capacidade de recuperação e adaptação. Aponta para as 7-8h de sono por noite.

3. Nutrição e Hidratação

As reservas de energia do corpo precisam ser reabastecidas após a prática de exercício, mas também é importante manter essas reservas durante todo o período do treino. Come regularmente e inclui uma variedade de frutas e vegetais. Limita os alimentos processados e aqueles que são ricos em açúcar. Reduz o consumo de álcool. Bebe muita água (estabelece uma meta de 2,5 litros por dia).

4. Manutenção do corpo e tecidos

Descanso Activo – actividades de baixa intensidade como caminhar ou alongar/treinar mobilidade, podem promover o relaxamento muscular, o fornecimento de oxigénio e a remoção de produtos residuais dos tecidos.

Massagempode ajudar na recuperação. Tem não só efeitos físicos (como os acima descritos) como também propicia a melhoria do teu humor, deixando-te mais relaxado e descansado.

Descanso Passivo – irá melhorar o teu humor e fadiga psicológica pois permite que “desligues”. Permite-te tempo para ler um livro, ouvir música, etc.

 

Se sentires que a tua evolução no treino estagnou, vê se te estás a concentrar em qualquer uma destas estratégias tanto quanto no teu treino. Se tiveres alguma dúvida ou quiseres algum conselho, entra em contacto comigo.

 

 

 

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