“Eat breakfast like a king, eat lunch like a prince and eat dinner like a pauper.” Adelle Davis
Adelle Davis, famosa nutricionista Americana do inicio do século XX, influenciou o mundo com a máxima acima e fê-lo acreditar que consoante a hora do dia o nosso padrão alimentar deveria ser diferente. Baseando-se unicamente num conceito de Nutrient Timing (curiosamente muito em voga nos dias de hoje) esta era uma das suas visões sobre como adotar um regime alimentar mais saudável.
Sem nunca tirar mérito a quem deu os primeiros passos, com o avançar dos tempos a máxima foi perdendo a sua força e dando lugar a novas.
Quando Adelle Davis “mandou” o mundo comer à noite como um pobre, ela se referia a diminuir a ingestão calórica num período em que a atividade física da maioria da população cessava (sem esquecer a maior exigência física da mesma na época) para dar lugar ao período noturno de descanso.
À luz da realidade atual numa sociedade cada vez mais sedentária, cujo período do dia onde existe maior atividade física e, consequente maior desgaste energético, é exatamente o oposto conseguimos ainda mais facilmente perceber que já não faz tanto sentido a visão de Adelle.
Na elaboração de uma dieta (tenha ela o objetivo que tiver), o que a vai tornar mais ou menos eficaz será sempre e primeiramente o balanço energético total. A forma como distribuímos o bolo ao longo do dia assume um papel mais secundário, apenas tendo um maior ênfase em casos mais concretos e no trabalho com atletas em que os princípios base já estão presentes e para os quais, elevar a fasquia pode fazer a diferença numa realidade competitiva.
No exemplo em concreto da figura, a grande maioria de nós sempre associou a diminuição da ingestão calórica no período noturno, a uma restrição de hidratos de carbono, quando eles não sabem ver as horas, nem o nosso corpo sabe o que é tempo.