10 Razões para fazeres Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)
Sejamos realistas: a maior parte das pessoas não é fã de exercícios longos e monótonos. 

Eu sei que não sou.

Ainda assim, é impossível não ir a um ginásio e este não estar cheio de pessoas a passar horas a fio nas passadeiras e outros aparelhos elípticos. No entanto, a maioria delas não está lá porque gosta disso. Elas estão lá porque acham que é a maneira mais eficaz de queimar gordura e perder peso. 

Mas aqui reside o problema: eles estão errados.

Porque enquanto as máquinas de cardio indicam que estás na “zona de queima de gordura” quando estás a correr a 8/9 km durante uma hora, a verdade é que estás a queimar menos calorias no geral, do que se trabalhares mais numa menor quantidade de tempo…

Sim, é verdade – podes queimar mais gordura e calorias ao exercitares-te por menos tempo.

Com o treino HIIT, queimas realmente mais calorias do que se corresses horas e levas muito menos tempo a concluir o treino.

Então, o que é o HIIT?

O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HITT) é uma forma avançada de treino intervalado e uma estratégia de exercícios que alterna entre períodos de exercícios anaeróbios curtos e intensos, com períodos de recuperação menos intensos.

Simplificando.. significa que vais trabalhar o quanto for humanamente possível por um curto período de tempo, depois descansas e depois trabalhas outra vez. Uma sessão de HIIT dura apenas cerca de 10 a 20 minutos.

O único truque para o HIIT? Trabalhar o máximo que puderes ou não obterás os resultados que procuras.

Assim, aqui estão 10 razões para fazeres HIIT:

1 – Eficiência

Já deves ter percebido até aqui, que  o HIIT é uma das formas mais eficientes de exercício que podes fazer. Isto faz com que seja perfeito para:

– Pessoas ocupadas

– Gente preguiçosa

– Aficionados por eficiência

– Qualquer pessoa que queira ficar em forma, mas não queira passar horas a fazer por isso

2 – Queima mais gordura

Procuras perder mais alguma gordura extra? O HIIT ajuda-te nisso mais rápido que qualquer outro exercício. Os seus efeitos vão para além do período de treino – continuas a queimar gordura nas 24/48h que se seguem.

3 – Queima mais calorias

Apenas 10min de HIIT podem queimar mais calorias do que 30min na passadeira. 

Além disso, como o corpo continua a queimar gordura por 24-48h após o treino, também queimas mais calorias no pós-HIIT.

4 – Consegue um coração mais saudável

Se trabalhares arduamente durante o HIIT, sentes de certeza que o coração te quer saltar pela boca porque está a bater fortemente (é a chamada zona anaeróbia).

Mas trabalhar arduamente  tem as suas vantagens e acaba por ser uma “loucura” boa para o teu coração. Num estudo de 2016 , os pesquisadores descobriram que após 8 semanas fazendo HIIT, os participantes conseguiam pedalar o dobro do tempo, mantendo o mesmo ritmo.

5 – Não exige nenhum equipamento

Mesmo que não tenhas acesso a um ginásio, não tenhas um kettlebell ou qualquer outro equipamento em casa, ou se viajas muito, podes sempre fazer HIIT.

Sprints, burpees, agachamentos com salto, etc – existem imensas possibilidades.

6 – Perde gordura, não músculo

Qualquer pessoa que tenha estado em dieta sabe que é quase impossível não perder massa muscular juntamente com a gordura quando se está a cortar calorias.

Mas enquanto o cardio estagnado parece incentivar a perda de massa muscular, estudos demonstram que tanto o HIIT como o treino com pesos preservam a massa muscular e ainda livram o corpo do excesso de gordura.

7 – Acelera o metabolismo

Um metabolismo mais rápido significa que podes comer mais porque o teu corpo vai conseguir queimar.

O HIIT vai estimular a produção da Hormona do Crescimento Humano durante as 24h seguintes ao treino.

8 – Não ficas entediado

Uma das maiores queixas de um exercício longo e constante é que, não importa a música incrível que estejas a ouvir ou o programa de tv que estejas a ver, acabas sempre por ficar entediado de trabalhar sempre no mesmo ritmo por um longo periodo de tempo.

Com o HIIT, como o ritmo está constantemente a mudar e sempre a forçar-te a trabalhar o máximo possível, os treinos acabam por terminar antes de te aperceberes, não havendo tempo para o tédio.

9 – É portátil

Sendo um conceito tão simples, permite-te adaptar o HIIT a quaisquer restrições de tempo ou espaço que possas ter. Estejas num apartamento minúsculo ou até no meio da mata, não terás nunca desculpa para não fazer o HIIT.

10 – Leva-te ao limite

O HIIT obriga-te a trabalhar mais do que algum dia achaste possível, dá-te a confiança que nunca pensaste precisar e leva-te aos teus limites

” You will never know your limits unless you push yourself to them” – Autor Desconhecido

Então trabalha duro. Tu consegues. Eu sei que consegues.

 

Add Your Comment

Translate »